O que esperar da CES 2025? IA, carros e telas devem dominar a feira

Principal feira de tecnologia do mundo, a CES 2025 acontece de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas (Estados Unidos). Neste caso, contrariando o ditado, o que acontece em Vegas, não fica em Vegas: o Tecnoblog estará lá e vai mostrar as novidades mais legais, inovadoras e intrigantes.

Enquanto o evento não chega, é bom ficar por dentro do que deve rolar. A inteligência artificial continua como o assunto mais quente, enquanto telas e carros devem chamar a atenção com algumas ideias malucas. Além disso, grandes empresas devem apresentar TVs, chips e computadores que chegarão às lojas ao longo do ano.

Inteligência artificial

A inteligência artificial domina o noticiário de tecnologia nos últimos anos — e na CES 2025, não vai ser diferente. Como nota o TechCrunch, serão poucos os produtos na programação que não vão mencionar IA de uma forma ou outra.

A expectativa é que as empresas apresentem na feira vários recursos da chamada “IA agêntica”, nome dado aos modelos capazes de executar tarefas em computadores, smartphones ou demais sistemas sem que o usuário precise abrir apps ou configurações, por exemplo.

Um ponto que desperta a curiosidade é o futuro dos dispositivos centrados em IA. Em 2024, o AI Pin e o Rabbit R1 chamaram a atenção. No entanto, os aparelhinhos comandados por voz ficaram longe de entregar na vida real o que prometeram — vamos ver se outros produtos tentarão a sorte neste formato.

Telas e monitores

O setor de displays sempre é um dos mais interessantes da CES, e algumas novidades já começaram a aparecer. A Samsung, a Asus e a MSI anunciaram seus respectivos monitores 4K OLED de 27 polegadas e taxa de atualização de 240 Hz.

Já a LG deve mostrar um monitor OLED 5K de 45 polegadas que pode ser “entortado” para ajustar a curvatura. A marca também vai mostrar a linha QNED Evo de TVs LCD e uma série de telas curvas OLED.

Carros

A CES não é um salão do automóvel, mas sempre dá um gostinho das novidades de tecnologia para carros. Nesta edição, a Hyundai Mobis promete mostrar um pouco da sua tela holográfica em para-brisas. A BMW vai na mesma linha, com uma tela touch que se estende por todo o painel, chamada Panoramic iDrive. Já a Honda apresentará dois protótipos elétricos da 0 Series e um sistema operacional próprio.

Empresas de outros setores também vão mostrar novidades para carros. A Afeela, joint venture criada pela Sony e pela Honda, pode mostrar seu veículo com um PS5 embutido. Já a Qualcomm possivelmente terá anúncios sobre chips para carros em suas apresentações.

Computadores

Várias marcas aproveitam a CES para mostrar novos desktops e notebooks, que vão dos mais triviais aos mais experimentais. O Lenovo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid é um exemplo deste segundo grupo: com teclado destacável, ele roda Windows e Android.

Segundo vazamentos, a marca chinesa também pode apresentar um laptop “enrolável”, com uma tela que pode ser estendida para cima. A empresa mostrou um conceito do tipo em 2023, mas parece que agora o produto será realmente lançado.

Chips

Duas gigantes dos chips devem mostrar novas placas de vídeo na CES 2025: a AMD já confirmou que a RDNA 4 chegará no começo deste ano. Em uma conferência com investidores em outubro, a CEO Lisa Su prometeu que a placa gráfica terá desempenho melhor de ray tracing e novas capacidades de IA.

Também existe a expectativa de a Nvidia apresentar a série RTX 5000 na feira — segundo rumores, a RTX 5090 pode ser 70% mais rápida que a RTX 4090. A apresentação do CEO Jensen Huang promete ser uma das mais disputadas da CES.

Com informações: Cnet, TechCrunch, Engadget, Mashable

O que esperar da CES 2025? IA, carros e telas devem dominar a feira