Foi anunciado pela IBM na última terça-feira (27) através de postagem em seu blog a implementação de uma nova solução de segurança baseada em IA para SSD.
Chamada de FCM4, a quarta geração da tecnologia FlashCore Module da empresa terá suporte de inteligência artificial para detectar, combater e eliminar possíveis ameaças, como ataques de malware, de forma rápida e mais eficaz do que as habituais.
SSD com tecnologia de proteção por IA da IBM
Com o advento da inteligência artificial, novas soluções têm sido apresentadas em vários segmentos, principalmente em combinações de hardware e software. A IBM dá um passo além e traz a IA para realizar um trabalho massivo, através de aprendizagem de máquina, para proteger seus SSDs.
As gerações anteriores do FCM já apresentavam alta capacidade em verificar todos os dados recebidos sem afetar o desempenho. O diferencial do FCM4 para as gerações anteriores é justamente a implementação dos recursos de IA. A nova geração é capaz de monitorar estatísticas para cada operação de E/S e usa aprendizado de máquina para detectar ameaças como ransomware em menos de um minuto.
A solução da IBM pode, ao medir parâmetros de dados como compressibilidade, aleatoriedade e entropia, alertar os usuários sobre uma anomalia. Além disso, ela reúne dados de IO em tempo real que os modelos de aprendizado de máquina usam para determinar uma ameaça.
A integração do FCM4 com o software Storage Defender da IBM, pode aproveitar as operações de detecção de IA e recuperação de dados tanto no lado do software quanto no lado do hardware.
Embora essa inovação possa chegar em algum momento futuro aos nossos SSDs, por enquanto ela está restrita a usuários corporativos e profissionais que lidam com informações confidenciais ou de alta sensibilidade.
Através de uma aplicação como essa, a IBM demonstra que a velocidade de detecção de ransomware e outras atividades maliciosas aumenta drasticamente, sendo removidas e reparadas em tempo recorde, o que torna a IA de aprendizado de máquina uma das melhores escolhas para esse tipo de proteção.
FONTE: IBM VIA: Adrenaline