A marca de smartphones Infinix fechou o ano de 2023 como a companhia de smartphones que teve o maior crescimento anual de vendas na indústria. A informação é de um relatório da empresa de consultoria IDC sobre o ano passado.
Ao todo, a Infinix aumentou em 64,1% a sua própria quantidade de smartphones comercializados em relação ao ano anterior. Em quantidade de dispositivos, esse número é de aproximadamente 13 milhões de unidades.
Segundo a própria companhia, os motivos que a levaram a atingir esse desempenho incluem ações de marketing, inovação tecnológica dos aparelhos e colaborações estratégicas com plataformas de divulgação, como o TikTok.
O que é a Infinix e o que ela fabrica?
A Infinix é uma das marcas de eletrônicos de um conglomerado chamado Transsion. O grupo é dono também de outras fabricantes de celulares e outros eletrônicos, como TECNO e itel.
Criada em 2013, a companhia tem origem chinesa e no Brasil é licenciada pela Positivo Tecnologia, que inclusive fabrica dispositivos dela no país.
Os modelos da Infinix chegaram para disputar espaço com outras marcas chinesas, que vendem cada vez mais nos segmentos de entrada e baixo custo — saindo por no máximo R$ 2 mil na grande maioria do catálogo. Essa companhia foca em países emergentes, usando mais sites internacionais de comércio eletrônico do que unidades físicas.
Em setembro de 2023, a Transsion como um todo já tinha 9,2% da fatia de mercado global na venda de celulares. Isso só coloca ela atrás de gigantes como Samsung, Apple, Xiaomi e Oppo, crescendo em um cenário de baixas vendas como um todo e preferência cada vez maior por modelos premium.
Os modelos mais recentes da fabricante incluem o Smart 8 Pro, que custa menos de R$ 700; o Hot 40i, que também faz parte da linha básica da marca; e o Infinix Zero 30 5G, com câmera frontal de 50 MP e mais voltada para um público exigente.
Fonte: Infinix