FIM DO SONHO! Apple joga bilhões de dólares no lixo e desiste de carro elétrico

A Apple confirmou o fim do “Project Titan”, codinome do seu ambicioso projeto para desenvolver um carro elétrico autônomo. Segundo fontes ligadas à empresa, a Apple vinha trabalhando ativamente no projeto, com altos investimentos e contratações de profissionais experientes da indústria automobilística.

No final de fevereiro deste ano, jornalistas da Bloomberg conseguiram informações oficiais do próprio Tim Cook de que o carro da Apple não veria a luz do dia, mesmo depois de quase 10 anos de projeto e bilhões de dólares gastos ao longo do caminho.

E isso se deve a vários desafios técnicos, já que o desenvolvimento de um carro elétrico autônomo é extremamente complexo, exigindo expertise em diversas áreas como engenharia automotiva, software, inteligência artificial e segurança.

Segundo as fontes, a Apple teve dificuldades em alguns desafios técnicos porque ela é focada em bens de consumo como smartphones, tablets e computadores. Um carro elétrico demandaria um foco e expertise em áreas que a empresa ainda não tem.

Renderização especulativa de como seria o carro elétrico autônomo da Apple. Reprodução/AutoInforme

Project Titan

Tudo começou em 2015, quando algumas notícias espalharam que Tim Cook já estava visitando a sede da BMW ainda em 2014. Segundo as fontes, ele e outros executivos queriam saber como a empresa fabrica seus carros, principalmente o modelo i3, que é um carro elétrico da marca.

E foi aí que começaram os rumores de possíveis parcerias entre a Apple e uma montadora, com um carro planejado para 2019. Mas ainda em 2015 Tim Cook e Jony Ive, que era um grande designer da Apple, se encontram na sede do projeto do “Project Titan” para demonstrar como seria andar em um carro com a Siri. O jornal New York Times entrevistou algumas pessoas relacionadas à essa apresentação, que disseram que:

“era como se fosse uma cabine, e que do lado de fora tinha um dublador lendo o que a Siri supostamente diria enquanto o carro rodava pela estrada. A assistente respondeu, por exemplo, por quais restaurantes o carro passaria naquela rua, simulando uma interação real entre ela e o motorista”.

Em janeiro de 2016, a Apple teria registrado o domínio apple.cars e também outros nomes semelhantes ao tema automotivo. Mas nesse ano o cargo de chefe do projeto Titan acabou ficando vago na empresa. Mais tarde em 2016, um canal alemão noticiou que a BMW desistiu de negociações com a Apple.

Isso porque a Gigante da Maçã desejava que a parte de software do carro fosse integrada em sua tecnologia própria de nuvem, e isso não se enquadrava na estratégia de proteção de dados da BMW.

Ainda nesse ano a vaga do projeto foi preenchida por Bob Mansfield, ex-chefe de engenharia de hardware da Apple, e o lançamento do carro ficaria para 2021.

Até então, os funcionários relacionados ao projeto Titan estavam meio confusos sobre o que a empresa estava tentando fazer, e ainda em 2016 a empresa teria demitido dezenas de funcionários. Além disso, rumores diziam que a Apple estaria interessada em comprar a britânica McLaren e uma startup de motocicletas chamada Lit Motors.

Em resumo, 2016 foi um ano bem confuso para a empresa, e a Apple decidiu parar com seu projeto de carro próprio e focar na criação de softwares de direção autônoma para outras montadoras. A partir daí a história se desenrola com muita confusão interna! Mas pra saber do resto, assista ao vídeo completo no começo da matéria!

Fonte: The Verge

Compartilhe