Em um anúncio discreto durante a conferência Google I/O 2024, a gigante da tecnologia revelou que o Android 15 trará melhorias significativas na duração da bateria de diversos dispositivos. De acordo com testes internos da empresa, alguns aparelhos poderão ter até 3 horas a mais de autonomia em modo de espera, graças a otimizações no sistema de gerenciamento de energia.
- Android ganha função que bloqueia celular roubado
- Google corrige bug crítico no Chrome e recomenda atualização
- Google Fotos ganha ajuda de IA para analisar fotos
Dave Burke, vice-presidente de engenharia da plataforma Android, explicou que a principal mudança está na aceleração do “modo doze”, um estado de baixo consumo de energia que o sistema entra quando a tela está desligada e o aparelho não está em uso. Com o Android 15, a entrada neste modo será 50% mais rápida, resultando em economia de energia.
Android 15 irá otimizar bateria de qualquer aparelho
Essa melhoria não se limita a smartphones, mas também se estenderá a outros dispositivos que rodam o Android, como smartwatches e tablets. A expectativa é que o Android 15 seja lançado oficialmente no segundo semestre deste ano, e os usuários poderão esperar uma experiência mais eficiente e duradoura com seus aparelhos.
As otimizações no Android 15 fazem parte de um esforço contínuo da Google para aprimorar a eficiência energética de seus sistemas operacionais. No Wear OS 5, por exemplo, a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia em até 20% durante atividades físicas intensas, como maratonas.
Android 15 terá foco total em IA com novos recursos
Outras melhorias do Android 15
Além da otimização do “modo doze”, o Android 15 também trará outras melhorias relacionadas à bateria. O sistema irá adiar tarefas em segundo plano para momentos em que o dispositivo estiver carregando, em vez de executá-las enquanto estiver em uso, o que também contribuirá para aumentar a autonomia.
Embora o foco da Google I/O 2024 tenha sido em recursos mais visíveis, como o Private Space e o App Pairs, as melhorias na duração da bateria são, sem dúvida, um dos avanços mais importantes para os usuários. Afinal, quem não gostaria de ter algumas horas a mais de uso do seu dispositivo sem precisar se preocupar em encontrar uma tomada?
Fonte: Android Authority