A Opera anunciou nesta terça-feira (28) uma parceria com o Google Cloud para integrar os modelos Gemini à Inteligência Artificial nativa dos seus navegadores, a Aria.
A IA do navegador é uma ferramenta única alimentada pelo motor de inteligência artificial multi-LLM Composer, proprietário da empresa; esse motor de IA Composer processa a intenção do usuário e pode decidir qual modelo usar para determinada tarefa.
Opera em parceria com Google Cloud
O modelo Gemini do Google é um LLM moderno e fácil de usar, com essa integração, a Opera agora poderá fornecer aos seus usuários as informações mais atualizadas, com alto desempenho.
“Nossas empresas têm cooperado por mais de 20 anos. Estamos entusiasmados em anunciar o aprofundamento dessa colaboração no campo da IA generativa para impulsionar ainda mais nossa gama de serviços de IA para navegadores.”
Per Wetterdal – EVP de Parcerias na Opera
De acordo com a Opera, a empresa tem explorado o potencial da IA para navegadores há mais de um ano. Atualmente, todos os seus navegadores de destaque e seu navegador para jogos, o Opera GX, oferecem acesso à IA para navegadores. A Opera também abriu recentemente um cluster de dados de inteligência artificial alimentado por energia verde na Islândia com supercomputação NVIDIA DGX para expandir rapidamente seu programa de IA e hospedar a computação necessária em suas próprias instalações.
Para se manter na vanguarda da inovação, a empresa também anunciou recentemente seu programa de Atualizações de Recursos de IA, que permite aos primeiros adotantes testar suas mais novas e experimentais inovações de inteligência artificial na versão Developer do navegador Opera One.
“Estamos felizes em elevar nossa longa cooperação com a Opera, impulsionando sua inovação em IA dentro do espaço de navegadores.”
Eva Fors – Diretora Geral da Região Nórdica do Google Cloud
Imagens e voz no Aria impulsionadas pelo Google Cloud
A mais recente Atualização de Recursos de IA é um resultado da colaboração com o Google Cloud: a partir de hoje, a Aria, no Opera One Developer, oferece gratuitamente capacidades de geração de imagens utilizando o modelo Imagen 2 no Vertex AI. A partir dessa atualização, a IA dos navegadores noruegueses poderá ler respostas de forma conversacional. Isso é graças ao revolucionário modelo de texto para áudio do Google.
“Acreditamos que o futuro da IA será aberto, por isso estamos proporcionando acesso ao melhor da infraestrutura, produtos de IA, plataformas e modelos fundamentais do Google para capacitar as organizações a traçar seu caminho com a IA generativa”, concluiu Fors.
FONTE: Opera