A Teledyne Flir, empresa especializada em UAVs (Veículo Aéreo não Tripulado) de defesa e segurança, anunciou nesta quarta-feira (11) a 4ª geração do drone Black Hornet. Com o tamanho diminuto como um inseto, o drone de reconhecimento é capaz de executar missões de coleta de inteligência e vigilância. Atualmente, os drones Black Hornet são utilizados na guerra entre Rússia e Ucrânia e auxiliam as tropas ucranianas a coletar informações da invasão russa.
A Teledyne Flir possui sede na Califórnia e desenvolve os drones de reconhecimento para missões militares. De acordo com a empresa, o Black Hornet 4 possui maior alcance, resistência, imagem com maior qualidade e desempenho situacional aprimorado. A nova geração do drone promete oferecer maior furtividade e segurança durante missões de reconhecimento em zonas de conflito. A empresa revelou a quarta geração do Black Hornet durante a conferência da Associação do Exército dos Estados Undidos, em Washington.
Black Hornet possui tamanho de inseto
O drone de reconhecimento é um UAV de alta tecnologia, capaz de executar missões de vigilância em áreas perigosas. Devido ao seu tamanho diminuto, os operadores podem sobrevoar regiões em conflito e passar despercebidos. O Black Hornet 4 pesa apenas 70 gramas e possui sensor de 12 MP, com alto desempenho em condições de pouca luz. Além disso, a nova geração apresenta termovisor de alta resolução, capaz de capturar fotos e vídeos.
O drone apresenta autonomia de 30 minutos, com alcance de 2 km e é capaz de resistir a ventos de até 46 km/h. O novo Black Hornet também possui tecnologia de prevenção de obstáculos aprimorada, diminuindo o risco de colisões durante voos. De acordo com JihFen Lei, vice-presidente executivo da Teledyne Flir, o drone vai se tornar um recurso ainda mais valioso para soldados nos Estados Unidos, Ucrânia e outros países. “O Black Hornet 4 leva os recursos e capacidades que tornaram o Black Hornet 3 mundialmente conhecido para o próximo nível”, comentou JihFen Lei.
Segundo o vice-presidente executivo, a empresa trabalhou diretamente com os clientes para aprimorar o sistema. Capaz de oferecer o que há de mais avançado e furtivo em reconhecimento, a Teledyne Flir afirma que o drone “é uma tecnologia de nanodrones preparada para o futuro“.
Fonte: DroneDJ