Google Chrome: como ativar a aceleração de hardware

Você usa o Google Chrome como navegador, mas sente que o programa não está com um desempenho satisfatório levando em conta as configurações do seu PC?

A aceleração de hardware é um mecanismo da própria Google que permite ao navegador utilizar recursos da máquina, como o processamento e a placa de vídeo, para melhorar a performance durante a navegação. Esse recurso é facilmente ativado e, quando ligado, pode trazer consequências positivas significativas no uso.

A seguir, veja como ativar a aceleração de hardware no Google Chrome e tentar aprimorar a sua experiência de navegação.

Como melhorar o desempenho do Google Chrome usando o hardware do PC

Passo 1. Abra o Google Chrome. No canto superior direito da tela, toque no ícone dos três pontos na vertical para abrir um menu de opções. Vá em “Configurações” para ter acesso a uma janela de ajustes.

Passo 2. Na nova tela, toque em “Sistema”. Em seguida, vá no item “Usar aceleração de hardware quando disponível” e toque na alavanca para que ela fique na cor azul, com o círculo voltado para o canto direito. Na maioria dos casos, isso já o suficiente para você sentir as diferenças.

Passo 3. Se o Google Chrome ainda não estiver acelerado ou você não notar melhorias, é possível mexer em uma configuração ainda experimental do navegador que mexe no programa e força a placa de vídeo (GPU) a ser utilizada. Para isso, digite “chrome://flags” (sem as aspas) na barra de endereços e toque o Enter no teclado.

Passo 4. Na barra de buscas (Search flags), digite “Override software rendering list” e toque em Enter. Na opção que aparece na tela, vá em “Disabled” e selecione a opção “Enabled”. Por fim, vá no botão “Relaunch now” que aparece no canto inferior da tela ou feche e abra o navegador para que as alterações tenham efeito.

Atenção: computadores menos potentes ou já sobrecarregados com outras tarefas podem não responder do jeito adequado à aceleração de hardware. Nesses casos, a função não é recomendada e pode resultar em engasgos e travamentos no sistema.

Pronto! Agora o seu Google Chrome está otimizado com base no hardware e pode usar um processamento extra do computador para melhor renderizar gráficos e carregar páginas mais rapidamente.

E aí, você já utilizava a aceleração de hardware do Chrome para melhorar o desempenho do navegador no seu PC? Sentiu alguma diferença na performance do programa? Conte a sua experiência nos comentários!

Fonte: Lifewire

Compartilhe