A Amazon implantou uma série de robôs humanoides chamados Digit em um teste de armazém nos Estados Unidos. A empresa espera que os robôs liberem o tempo dos funcionários para que eles possam se concentrar em melhor atender os clientes.
Os robôs Digit têm duas pernas e podem andar por aí, pegar grandes bandejas e movê-las para outros lugares. Eles ainda estão em fase de protótipo, e a Amazon está testando para ver se eles podem trabalhar com segurança ao lado de funcionários humanos.
“É um experimento que estamos realizando para aprender um pouco mais sobre como podemos usar robôs móveis e manipuladores em nosso ambiente aqui na Amazon“, disse Scott Dresser, da Amazon Robotics, à BBC.
A Amazon já foi criticada por sindicatos de trabalhadores. “A automação da Amazon é uma corrida precipitada para a perda de empregos“, disse Stuart Richards, organizador do sindicato GMB do Reino Unido. “Já vimos centenas de empregos desaparecerem para ele nos centros de distribuição.“
Dresser refutou isso, no entanto. “Nossa experiência tem sido que essas novas tecnologias na verdade criam empregos, permitem que cresçamos e expandamos“, disse ele. “E vimos vários exemplos disso através dos robôs que temos hoje.“
A Amazon usa robôs em seus armazéns há anos, mas esses humanoides são um passo adiante, literalmente. Eles se parecem mais com algo de um filme de ficção científica do que com os Roombas e drones com os quais estamos mais familiarizados.
Confira o vídeo do robô em funcionamento:
Ainda é cedo para dizer se os robôs humanoides serão um sucesso nos armazéns da Amazon. Mas o fato de a empresa estar testando-os mostra que está comprometida com a automação, mesmo diante das preocupações dos sindicatos de trabalhadores.
O futuro do trabalho
A implantação de robôs humanoides nos armazéns da Amazon é um exemplo de como a automação está mudando o futuro do trabalho. Robôs e outras tecnologias automatizadas estão sendo usadas em uma variedade de indústrias para realizar tarefas que antes eram realizadas por humanos.
Isso tem gerado preocupações sobre a perda de empregos, mas alguns especialistas acreditam que a automação também criará novos empregos. Por exemplo, serão necessários funcionários para programar, operar e manter os robôs.
É importante ressaltar que a automação não é um fenômeno novo. A tecnologia tem sido usada para automatizar tarefas há séculos. Mas o ritmo da automação está acelerando, e isso está tendo um impacto significativo no mercado de trabalho.
Ainda é cedo para dizer como a automação afetará o futuro do trabalho a longo prazo. Mas é claro que ela está mudando a maneira como trabalhamos hoje.
Fonte: BBC