O Google a Samsung trabalham juntos no desenvolvimento dos Tensor desde a primeira geração do chipset dos celulares Pixel. Rumores apontavam que isso mudaria a partir da linha Pixel 9, que iria ter um SoC produzido no semicondutor da TSMC. Mas o portal MK, via SamMobile, destaca que o próximo chipset da empresa também será produzido com o semicondutor da Samsung.
Google Tensor G4 produzido pela Samsung
Segundo as fontes do site coreano, a empresa estadunidense vai produzir o Tensor G4 no processo SF4P, que é a terceira geração do nó de 4 nm da Samsung. Essa tecnologia é mais refinada que o processo usado no G3, permitindo um desempenho maior com mais eficiencia energética.
Inicialmente esperava-se que o Google fosse utilizar o processo de 4 nm da TSMC no chipset da linha Pixel 9. Mas talvez o preço, e a concorrência, desse semicondutor desmotivaram a gigante das pesquisas, que preferiu a tecnologia de 4 nm da sul-coreana.
Além dos chips refinados da Samsung, rumores apontam que o Tensor G4 terá algumas melhorias interessantes. A principal novidade será os novos núcleos de CPU Arm, com o SoC recebendo o Cortex-X4, o Cortex-A720 e o Cortex-A520.
O Google deve revelar uma série aprimoramentos focados em inteligência artificial no próximo Tensor.
O SamMobile destaca que essa notícia é ótima para a Samsung. Nos últimos meses a fabricante perdeu clientes importantes e perder a produção do Tensor G4 poderia causar grandes problemas financeiros.
Agora produzindo o próximo chip do Google a sul-coreana terá mais uma chance de provar que seu semicondutor possui uma eficiência no mesmo nível da concorrência.