WhatsApp pode ocultar seu IP durante chamadas por privacidade

A plataforma de troca de mensagens WhatsApp ganhou um novo mecanismo de segurança que mascara o seu endereço IP durante uma chamada em áudio ou vídeo com outra pessoa.

A novidade foi detalhada em uma postagem pela Meta, a dona do aplicativo e também das redes sociais Instagram e Facebook.

Segundo a companhia, o objetivo do recurso é garantir a privacidade dos usuários e impedir o rastreio ou a obtenção da localização geográfica aproximada de alguém a partir do protocolo de internet (IP) do aparelho utilizado.

Fonte da imagem: Divulgação/Meta

Esconder o IP no WhatsApp é um recurso opcional, que deve ser ligado por cada usuário nas configurações do aplicativo (mais especificamente dentro do item Privacidade > Avançado).

A função está em fase de implementação no mensageiro para dispositivos móveis com Android e iOS, o que significa que ela pode não chegar ao mesmo tempo para todos os usuários e levar alguns dias até aparecer no seu aparelho.

Como o WhatsApp mascara o seu IP

O processo de esconder o IP do usuário em uma chamada do WhatsApp é possível graças ao uso de servidores do WhatsApp como intermediários em uma ligação.

Ao iniciar o papo com alguém via áudio ou vídeo, a conexão de ambas as pessoas passa por um ou mais servidores, mascarando a informação por não estabelecer uma ligação direta entre as partes — o que acabava exibindo o seu IP a quem estava do outro lado.

De acordo com a companhia, tudo isso acontece sem comprometer radicalmente a qualidade da chamada, mas é possível que a ligação tenha menor nitidez ou apresente alguma latência nas respostas.

No caso de chamadas em grupo, por padrão elas já são transmitidas e redirecionadas por servidores.

Além disso, a Meta apresentou ainda um novo sistema de tokens em chamadas que tem como objetivo reduzir as ligações feitas por números desconhecidos que acabam sendo golpes ou fraudes.

A criptografia de ponta-a-ponta segue funcionando por padrão, codificando todo o conteúdo trocado em chats individuais e impedindo que ele seja visto por terceiros.

A Central de ajuda do WhatsApp também já tem um tutorial passo a passo para você proteger o seu endereço IP em chamadas na plataforma.

Fonte: Meta

Compartilhe