A Amazon anunciou nesta quinta-feira (16) que a sua loja online nos Estados Unidos vai vender em breve uma nova categoria de produtos.
A partir de 2024, será possível adquirir automóveis pelo site ou aplicativo da companhia pela primeira vez. A revelação da expansão foi feita por um meio de um divertido vídeo no canal da loja, mostrando uma caixa tradicional do delivery em tamanho família.
A montadora sul-coreana Hyundai é a primeira parceira dessa iniciativa — sendo ela mesma uma montadora com parceria de longa data com a Amazon, inclusive utilizando os serviços AWS de computação e armazenamento de dados na nuvem.
Até agora, não foram confirmados os modelos que serão comercializados na plataforma, que atuará como intermediária nessas negociações. A Hyundai tem investido de forma considerável em veículos elétricos, com baterias da conterrânea Samsung e plataformas internas da Qualcomm.
Compra de carros pela Amazon
A aquisição de veículos pela loja digital será muito parecida com a experiência de comprar outros produtos. A busca envolverá filtros como modelo, cor e fabricante, com várias opções de pagamento e até financiamento, tudo dentro da Amazon.
O consumidor pode escolher retirar o carro em uma concessionária ou então receber a entrega em casa. Não será possível vender carros como uma pessoa física ou então via marketplace — apenas revendoras autorizas serão aceitas no processo, ao menos por enquanto.
Com o tempo, outras companhias devem ser adicionadas ao catálogo e mais regiões devem receber a categoria, mas a empresa não confirmou como será essa expansão.
Para além da venda de automóveis, a Hyundai — que, dependendo do indicador, atualmente é considerada a terceira maior fabricante de carros do mundo — confirmou que vai utilizar a assistente pessoal Alexa como plataforma de infotenimento de veículos a partir da linha de 2025.
Fonte: Amazon