ROG Phone 8: todos os detalhes do novo celular gamer da ASUS

A ASUS revelou nesta segunda-feira (8) a oitava geração do celular gamer da empresa. É o modelo ROG Phone 8, apresentado durante uma conferência na feira CES 2024 e um novo posicionamento no mercado.

A principal novidade dessa versão é o fato de ele não ser vendido apenas como um celular gamer: ele é um aparelho premium para ser utilizado no dia a dia, realizando com excelência funções de topo de linha para além de rodar jogos pesados de forma otimizada.

O novo ROG Phone 8

Ao todo, são três aparelhos como parte da nova geração. O ROG Phone 8 é o modelo mais básico — que de simples não tem nada. Ele é seguido do ROG Phone 8 Pro, com configurações mais avançadas, e o ROG Phone 8 Pro Edition, que é uma versão especial ainda pouco detalhada pela marca.

Para o integrante mais recente da linha, que existe desde 2018, a fabricante diz ter melhorado vários aspectos em design, hardware e software com base no feedback da comunidade.

Para começar, a borda superior está 71% mais fina, agora ocupando apenas 1,65mm do painel frontal. Já a borda lateral ficou 14% menor e agora mede 1,67 mm. No geral, o display ocupa 94% da parte frontal do dispositivo, dando mais espaço para a reprodução do conteúdo.

A espessura como um todo do aparelho passou para 8,9 mm, sendo 15,2% menor em relação ao ROG Phone 7. Isso foi possível em especial graças à nova tela OLED e a aplicação de uma nova camada intermediária no display.

Fonte da imagem: Divulgação/ASUS

Falando nela, a tela é um novo painel OLED de 6,78 polegadas com taxa de atualização de 165 Hz e pico de brilho de 2.500 nits. Ela permite a reprodução de cores vivas além de garantir a exibição de conteúdos fluidos para respostas em tempo real.

Resfriamento é essencial

O modelo possui ainda certificação IP68 de impermeabilidade e resistência contra poeira. Isso faz do ROG Phone 8 o primeiro celular gamer com essa classificação, embora tenha obrigado a marca a fazer mudanças no campo da temperatura.

A dissipação de calor segue uma prioridade, agora melhorada no sentido de condutividade do calor. O ROG Phone 8 usa um condutor de resfriamento rápido feito de cobre para mandar todo o aquecimento do chip para a parte traseira do aparelho, onde ele é mais rapidamente reduzido.

Fonte da imagem: Divulgação/ASUS

A partir desse processo dividido em cinco etapas, a companhia garante que a nova estrutura melhora a eficiência térmica do dispositivo em 20%.

Especificações técnicas

  • Tela: AMOLED de 6,78 polegadas Full HD+
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 (3,3 GHz)
  • RAM: 12, GB, 16 GB ou 24 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmeras traseiras: 50 MP (sensor principal), 13 MP (ultra-wide, 32 MP (teleobjetiva)
  • Câmera frontal: 32 MP 
  • Bateria: 5.500 mAh (65W)
  • Conectividade: Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC, áudio de 3,5 mm, USB-C
  • Dimensões: 163,8 x 76,8 x 8,9 mm
  • Peso: 225g

Para rodar tudo isso, o ROG Phone 8 utiliza o mais recente processador móvel da Qualcomm. Trata-se do Snapdragon 8 Gen 3 com clock de CPU de 3,3 GHz, acompanhado de até 24 GB de RAM LPDDR5X e até 1 TB de espaço interno padrão UFS 4.0.

Benchmarks realizados pela companhia usando plataformas como o Geekbench 6 e jogos como Genshin Impact colocam o ROG Phone 8 à frente de rivais como o Xiaomi 14 Pro — que usa o mesmo chip. Isso é notado em especial no uso do X Mode, um modo de uso exclusivo do smartphone focado em performance.

Jogos como Genshin Impact e Honkai: Star Rail foram otimizados individualmente, recebendo até alguns recursos de IA. O novo modo se chama X Sense 2.0 e faz um reconhecimento de padrões para permitir atalhos de funções usando toques na tela.

A IA também foi adotada para melhorar o reconhecimento semântico na busca interna do aparelho, inclusive no menu de configurações, para personalizar papéis de parede e na ativação do cancelamento de ruído em chamadas de voz ou vídeo.

Fonte da imagem: Divulgação/ASUS

A bateria de 5.500 mAh vai de zero a 100% em apenas 39 minutos, com direito a carregamento sem fio padrão Qi 1.3. A estimativa é de que ela dure praticamente 24 horas de uso, inclusive se você consumir conteúdos via streaming ou redes sociais.

Por fim, o aparelho ainda suporta a partir do lançamento o Phone Link, a função de pareamento com um computador Windows. Esse recurso permite ao usuário ler mensagens, espelhar a tela no PC e até copiar e colar conteúdos entre os dispositivos, entre outras possibilidades.

As câmeras do ROG Phone 8

Como o novo smartphone não é voltado apenas para o público gamer ou para rodar jogos, o sistema de câmeras precisou de uma atenção especial.

O novo esquema traseiro é triplo, com um sensor principal de 50 MP modelo IMX890 que atua para estabilizar a imagem graças ao Hybrid Gimble Stabilizer 3.0.

Ele é acompanhado de uma lente ultra-wide de 13 MP com campo de visão de 120º e uma teleobjetiva de 32 MP quad-pixel com zoom óptico de 3 vezes. As novas funções incluem ainda o Super Night Mode para fotos em baixa luminosidade, o Hyper Clarity AI Zoom de 10 vezes e o zoom digital de 30 vezes.

Na gravação de vídeos, um algoritmo especial ajuda a manter o enquadramento estável, mesmo que a pessoa responsável pela filmagem esteja em movimento. Já a câmera para selfies tem 32 MP e aumentou o campo de visão, agora chegando a 90º.

Disponibilidade

O ROG Phone 8 será vendido nas cores Rebel Grey (cinza) e Phantom Black (preta), enquanto o 8 Pro sairá apenas em preto.

Até o momento, a ASUS não disponibilizou informações sobre os preços ou a data de lançamento dos smartphones.

Fonte: ASUS