Um assunto que está ganhando cada vez mais espaço nas feiras de inovações e tecnologia é os carros elétricos. Mas a novidade não está relacionada à Tesla, BYD, Volvo e nem a Volkswagen. Todo mundo tá olhando agora para os novos “smartphones de rodas”.
Isso porque a Xiaomi e a Huawei, que são duas das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, estão entrando com tudo no mercado de carros elétricos. No final de 2023 a Xiaomi revelou seu primeiro carro elétrico. Já a Huawei, que vem flertando com esse mercado há algum tempo, mostrou seu modelo mais recente nos últimos dias.
Mas não são só essas empresas do segmento de tecnologia que estão de olho no setor automobilístico. As chinesas Oppo, Honor e até mesmo a Apple acreditam muito no potencial que os carros têm de mudar o futuro e, é claro, fazer muito dinheiro com isso.
Huawei AVTR 12
Em julho do ano passado a Huawei lançou o AVATR 12, seu carro executivo super tecnológico que tem customização de luzes, maçanetas internas invisíveis, sistema de câmera avançado, e um design interior considerado pelos especialistas de carro como “revolucionário”. O carro ajusta até as almofadas do assento!
Com um display super completo no painel, o carro elétrico da Huawei tem a proposta de trazer várias funcionalidades de maneira “seamless”, aquela expressão usada para explicar quando uma tecnologia é implementada e usada sem que você perceba.
E isso faz sentido se pensarmos nessa ideia do “smartphone com rodas”, já que o celular é algo que carregamos com a gente 100% do tempo e que já faz parte do nosso cotidiano e quase do nosso corpo. O que as fabricantes de carro estão tentando fazer é trazer essa facilidade e familiaridade de uso do celular para os veículos dessa nova geração.