ESPN, Fox e Warner Bros. Discovery lançarão streaming de esportes ainda em 2024

Imagine reunir todos os esportes transmitidos pela ESPN, pela ABC, pela Fox, pela TNT e pela TBS em um único serviço de streaming. Pois é justamente isso que vai acontecer ainda este ano, graças a uma nova joint venture entre Disney, Warner Bros. Discovery e Fox Corp.

Mais esportes, menos canais, um só streaming

Ainda faltam alguns detalhes importantes, como o preço da assinatura, mas o impacto promete ser significativo. Para muita gente, o esporte, especialmente o futebol americano, é a principal razão para assinar TV a cabo. Agora, uma parcela gigantesca desse conteúdo estará disponível num produto de streaming independente. Se der certo, pode redefinir o cenário televisivo.

Vale ressaltar que a Paramount (CBS) e a Comcast (NBC) não participam dessa joint venture, apesar de ambas terem contratos importantes com a NFL e outros esportes de peso (a CBS, por exemplo, detém parte dos direitos do March Madness). Portanto, o novo serviço, cujo nome e equipe de gestão ainda não foram divulgados, não substituirá completamente a TV para os fãs de esportes.

NBA terá quadra de LED para jogos do All-Star Weekend

Mas representará uma mudança radical em relação ao passado, quando as redes de TV mantinham suas programações esportivas mais valiosas nos canais lineares, mesmo investindo em opções de streaming.

Quem já assiste esportes nos canais da Disney e demais participantes da joint venture não perderá acesso a essas partidas, que continuarão na TV tradicional. Além disso, uma fonte ligada à Disney afirma que a empresa mantém o plano de vender uma versão individual de streaming da ESPN.

Um passado de colaborações

É interessante notar que todas as três gigantes já tentaram uma joint venture de streaming anteriormente. A Fox foi membro fundadora do Hulu em 2007, e a Disney posteriormente se juntou como parceira de peso. A antiga Time Warner, hoje parte da Warner Bros. Discovery, também participou do Hulu em determinado momento.

Uma das lições aprendidas com essa joint venture anterior é que grandes redes de TV costumam ter interesses conflitantes, o que pode tornar a manutenção dessa estrutura delicada.

Apple TV Plus inicia venda do passe anual de temporada da MLS

O futuro do esporte está online?

O esporte é, afinal, o último grande pilar que mantém viva a TV tradicional. Agora, três dos maiores players do setor vão tentar um jogo de equilíbrio bastante arriscado: colocar parte de suas programações mais valiosas e caras em um serviço separado, torcendo para que público suficiente mantenha as assinaturas dos canais existentes.

É uma aposta fascinante e de alto risco.

Mais detalhes em breve

As empresas anunciaram o novo serviço por meio de um press release. A joint venture vai reunir canais lineares, serviços de streaming esportivo direto ao consumidor e direitos esportivos, incluindo conteúdo das principais ligas profissionais e esportes universitários. O lançamento está previsto para o outono de 2024, com aplicativo dedicado e a possibilidade de pacotes com Disney+, Hulu e/ou Max.

O objetivo é oferecer aos fãs um lineup amplo e dinâmico de conteúdo esportivo, visando uma experiência nova e diferenciada, especialmente para aqueles que estão fora do pacote tradicional de TV paga.

Destaques:

  • ESPN, FOX e Warner Bros. Discovery criam uma joint venture para desenvolver, lançar e operar um pacote de streaming esportivo com canais lineares e conteúdo de serviços como ESPN+.
  • Cada empresa terá um terço da joint venture, representação igual no conselho e licenciará seu conteúdo esportivo para a plataforma de forma não exclusiva.
  • O serviço terá uma marca nova e uma equipe de gestão independente.
  • Bob Iger, CEO da Disney, vê a iniciativa como um grande passo para a empresa, a ESPN e o mercado de mídia, oferecendo mais opções e valor aos consumidores.
  • Lachlan Murdoch, CEO da Fox, acredita que a plataforma atrairá fãs apaixonados que estejam fora do pacote tradicional.
  • David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, enfatiza o alcance do novo serviço e a possibilidade de conectar fãs com grandes eventos esportivos.
  • Mais detalhes, incluindo preços, serão anunciados posteriormente.

Fonte: WBD

Compartilhe