IA generativa Copilot chega ao Bloco de Notas do Windows 11

O Bloco de Notas, um dos editores de texto mais clássicos do Windows, ganhou um novo recurso. A partir de agora, é possível utilizar dentro dele o Copilot, chatbot de inteligência artificial (IA) da Microsoft.

A adição chegou na atualização 11.2401.25.0 do Bloco de Notas para Windows 11 e já era especulada há algum tempos. Na prática, o Copilot pode ser usado no editor de texto a partir de uma função chamada “Explain with Copilot” (ou Explique com o Copilot, em tradução livre para o português).

Fonte da imagem: Reprodução/Mundo Conectado

Com ela, você pode selecionar um trecho de um texto e pedir para o chatbot de IA detalhar o significado ou o contexto daquela palavra. Isso pode ser feito no menu de contexto com o botão direito do mouse ou pelo atalho Ctrl+E.

Em tempo real, a plataforma abre a sua já tradicional janela no canto direito da tela com o resultado, como se você tivesse pedido manualmente por aquele comando.

A resposta do Copilot é normalmente uma definição simples e resumida, mas você pode pedir via comandos adicionais que ele amplie a explicação ou use um tipo diferente de linguagem. Como mostra a imagem acima, o conteúdo é gerado inclusive em português do Brasil.

Outro exemplo do Copilot no Bloco de Notas. (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Recentemente, o Bloco de Notas ganhou também a opção de separar documentos em abas e um modo noturno. Outro editor de texto nativo do Windows não teve a mesma sorte: o WordPad deixou de existir após anos presente no sistema operacional.

Copilot está cada vez mais integrado ao Windows

Além do Bloco de Notas e de funcionar nativamente no Windows 11, o Copilot está cada vez mais presente em outros serviços e aplicativos da Microsoft.

O recurso já está em integração com o Microsoft 365, embora as funções mais avançadas sejam restritas à versão paga do chatbot de IA. Além disso, até uma tecla de atalho para o Copilot será adicionada em periféricos e notebooks comercializados a partir deste ano.

Por outro lado, o buscador Bing, onde o Copilot começou a funcionar como assistente pessoal, não conseguiu crescer no setor de mecanismos de pesquisa mesmo com a implementação da IA.

Fonte: Windows Blogs

Compartilhe