O mensageiro WhatsApp liberou oficialmente há pouco tempo um novo recurso para videochamadas. Trata-se da possibilidade de compartilhar a tela do seu tablet ou celular com a pessoa que está do outro lado da ligação, uma novidade que já estava há meses em fase de testes no serviço.
Essa função é especialmente útil se você quer mostrar algum conteúdo para um contato, como um site ou aplicativo. Ele também pode ser usado em tutoriais e reuniões corporativas, por exemplo, para você apresentar slides ou mostrar o passo a passo de algo na prática em tempo real.
A seguir, veja como iniciar e parar o compartilhamento de tela no WhatsApp em poucos passos. As dicas servem tanto para dispositivos com Android quanto iPhone.
Como compartilhar a tela em uma videochamada do WhatsApp
Passo 1. Abra o WhatsApp normalmente. Selecione uma pessoa e toque no ícone de câmera de vídeo para iniciar uma conversa com som e imagem normalmente. Esse passo é o mesmo que você já faz para começar qualquer videoconferência no aplicativo.
Passo 2. Após o início da videochamada e a pessoa do outro lado atender a ligação, toque no segundo ícone da esquerda para a direita no menu inferior. Essa é a imagem com a forma de um retângulo com uma seta dentro.
Caso essa seja a primeira vez que você está compartilhando a tela, o WhatsApp exibe um aviso com orientações gerais do recurso. Leia atentamente o conteúdo e toque em “Iniciar agora”.
Passo 3. A partir deste ponto, você já está compartilhando a tela do seu celular com a pessoa do outro lado da tela. É possível usar os botões de navegação para voltar à tela inicial ou acessar outras abas, como aplicativos e páginas do navegador já abertas.
Um retângulo no canto inferior direito confirma que a videochamada está em andamento. O ícone em vermelho com um sinal que lembra o da internet Wi-Fi confirma que a transmissão de tela está funcionando.
Muito cuidado com o que você compartilha nesse recurso. A pessoa do outro lado tem acesso às páginas visitadas, a sua tela inicial, outras conversas no WhatsApp e até eventuais conteúdos digitados em sites e aplicativos, como senhas.
O mensageiro garante pelo menos que a ligação nunca é gravada ou armazenada, já que fica protegida pela criptografia de ponta-a-ponta. Por enquanto, não é possível usar o compartilhamento de tela em chamadas de voz, apenas de vídeo.
Passo 4. Como mostra a imagem da esquerda abaixo, a pessoa que está do outro lado da chamada vai ver o conteúdo em tempo real, com tela cheia e compartilhado inicialmente da forma vertical. O ícone da videochamada continua ativo no canto inferior direito, para que você ainda consiga ver quem está do outro lado da linha.
Para encerrar o compartilhamento, basta voltar ao chat do WhatsApp e tocar no ícone “Parar de compartilhar”. O processo é se encerra de forma imediata e a conversa volta ao normal, apenas com os rostos na tela.
Pronto! Agora você sabe compartilhar a tela no WhatsApp em uma videoconferência com outra pessoa. Não se esqueça das dicas de segurança e tenha cuidado com o que você exibe para outros usuários, especialmente se quem está do outro lado não for de confiança.
E aí, você já conhecia esse novo recurso do WhatsApp? Que tipo de conteúdo você pretende compartilhar nas conversas em vídeo? Conte a sua experiência nos comentários!