A Arábia Saudita é a principal e até agora única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2034. Apesar de ainda faltar muito tempo para o torneio de futebol, o país já se destaca pelos planos de um estádio altamente futurista.
A arena em questão é o Prince Mohammed bin Salman Stadium. Ainda em construção, o local promete ser o campo de futebol mais absurdo do planeta em termos de atrações e tecnologias nos mais diversos setores.
O estádio hi-tech da Arábia Saudita
Batizado em homenagem ao atual governante do país, o estádio terá capacidade para 45 mil pessoas. O campo fica dentro do complexo de turismo e entretenimento de Qiddiya, parte do atual plano da Arábia Saudita de atrair atenção internacional e novos investimentos.
O campo terá hologramas projetados antes e depois das partidas, além de uma parede de LEDs para exibir diferentes conteúdos. O teto e o gramado são retráteis, assim como o campo do Real Madrid, permitindo uma melhor conservação do piso e permitindo boas condições de jogo mesmo em dias de chuva.
O local fica em uma região montanhosa e a elevação só aumenta a visibilidade da construção. Além disso, para reduzir preocupações de entidades ambientais, a arena vai captar água da chuva para usá-la no sistema de ar-condicionado e manter um lago na parte inferior.
Na Copa do Mundo de 2022, no Catar, outro palco de jogos virou notícia por ter um estilo oposto. O Estádio 974, na cidade de Doha, foi construído usando contêineres em tempo recorde e foi desmontado após o torneio.
Após a inauguração, ele também será o palco de duas das principais equipes da liga local: o Al-Hilal — de Neymar e treinado por Jorge Jesus — e Al-Nassr, onde atualmente joga o craque Cristiano Ronaldo.
Outros esportes também já estão testando tecnologias próprias que ampliam a experiência do público. No basquete, por exemplo, a NBA apresentou uma quadra com piso todo formato por LEDs durante os eventos da All-Star Weekend.
Fonte: Mundo Conectado